Cine Metrópolis: Animação "Tito e os Pássaros" abre a programação do mês de março

27/02/2019 - 17:41  •  Atualizado 07/03/2019 12:16

O Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes, preparou uma grande estreia para iniciar o mês de março. A partir desta sexta-feira, dia 1º, o cinema exibe a premiada animação Tito e os Pássaros (foto). Além disso, os filmes Lembro mais dos Corvos e Fevereiros seguem em cartaz até 6 de março.

Entre os dias 2 e 5 de março, o cinema estará fechado para o recesso de Carnaval, retomando sua programação normal na quarta-feira, 6.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) e estudantes da Ufes têm entrada gratuita.

Confira a programação completa.

Tito e os Pássaros (Livre)

A animação conta a história de um menino tímido de 10 anos (Tito), que vive com sua mãe e tem o pai desaparecido. Ele e seus amigos se aventuram na missão de salvar o mundo de uma epidemia incomum: as pessoas ficam doentes ao sentirem medo.

Tito, então, descobre que a cura está relacionada a uma pesquisa sobre a canção dos pássaros que seu pai desenvolvia antes de sumir. Assim, ele embarca em uma jornada para salvar o mundo, fazendo com que a procura pelo antídoto torne-se uma busca por seu pai ausente e sua própria identidade.

Tito e os Pássaros foi pré-indicado ao Oscar 2019 na categoria Melhor Animação. Foi premiado na mesma categoria nos festivais de Chicago e Havana, além de receber Menção Honrosa no festival de Sitges. No Brasil, recebeu o prêmio de Melhor Longa Infantil.

O filme tem direção de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar e conta com as vozes de Denise Fraga, Matheus Nachtergaele, Mateus Solano e Otávio Augusto.

Sessões: Quinta-feira (28), às 14h; sexta-feira (1), às 14h; e quarta-feira (6), às 14h.

Lembro mais dos Corvos (14 anos)

Primeiro longa documental do diretor Gustavo Vinagre, Lembro mais dos Corvos é um monólogo de Julia Katharine, uma mulher transexual que, durante uma noite de insônia, conta a história de sua vida. A intimidade da personagem é exposta por meio de relatos reais de resistência e autoaceitação.

Assim como vem acontecendo em todo o país, depois do filme será exibido o curta Tea for Two, de Julia Katharine, primeira obra dirigida por uma pessoa trans (Julia) a ser lançada no circuito comercial. Tea for Two conta a história de Silvia (Gilda Nomacce), uma cineasta de meia idade em crise com sua vida que, na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, conhece uma mulher que a fascina.

Sessão: Quinta-feira (28), às 16h.

Fevereiros (12anos)

O documentário dirigido por Márcio Debelian tem Maria Bethânia como personagem principal, abordando a homenagem feita pela Escola de Samba Mangueira à cantora baiana em 2016, ano em que foi campeã. Fevereiros foi filmado durante a preparação da Escola, entre o final de 2015 e o começo do ano seguinte, e fez uma viagem pelo Recôncavo Baiano, seguindo a Bethânia nas festas populares de Santo Amaro, sua cidade natal.

Entre o Rio de Janeiro e a Bahia, o filme descobre o universo que inspirou o desfile e aponta conexões entre as tradições do Recôncavo e o surgimento do samba carioca, que chegou a ser enquadrado na lei da vadiagem.

O documentário traz depoimentos do irmão de Maria Bethânia, Caetano Veloso; do cantor Chico Buarque; do carnavalesco da Escola, Leandro Vieira; do historiador Luiz Antônio Simas; do poeta Mabel Velloso; do porta-bandeira da Mangueira Squel Jorgea; além da própria Bethânia, que explica, dentre outras coisas, o motivo pelo qual a obra recebeu o nome de Fevereiros.

Sessões: Sexta-feira (1), às 16h; e quarta-feira (6), às 16h.

Texto: Adriana Damasceno