Cine Metrópolis sedia debate sobre democratização da mídia

18/11/2013 - 09:24  •  Atualizado 20/11/2013 16:33

Por João Brito (*)

O Cine Metrópolis sedia na próxima quinta-feira, 21, o debate “TV Pública e a Democratização da Mídia”. O evento será realizado das 9 às 12 horas e trará ao cinema da Universidade convidados que discutirão a finalidade da televisão pública e a percepção da população sobre os meios de comunicação.

Entre os convidados estão personalidades do Jornalismo, que apresentarão estudos e pesquisas sobre o tema. O jornalista e atual diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves, fará um relato sobre a greve dos jornalistas da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que teve início no último dia 7. Torves também é autor do livro “Televisão Pública”, que aborda exatamente o tema do debate.

A pesquisa “Democratização da Mídia”, realizada pelo Núcleo de Estudos e Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo (FPA), será apresentada pelo diretor da Fundação, Joaquim Soriano. Para Soriano, a partir dos dados concretos da pesquisa será possível criar uma melhor discussão sobre o papel da mídia.

O debate será coordenado pela presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo, Marília Polleti. Ela explica que, após as exposições dos convidados, o público poderá participar com perguntas. O evento á dirigido a jornalistas, profissionais da imprensa, artistas, produtores culturais e estudantes universitários, mas será aberto ao público.

O debate é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo e tem a colaboração da Fenaj, da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, do Cine Metrópolis, da TV Ufes, da Rádio Universitária e do projeto de extensão Observatório da Mídia/Ufes. Os participantes que assinarem a lista de presença ganharão certificado de participação.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho