Cine Metrópolis reabre com Mostra de Cinema Atual Espanhol

25/10/2017 - 14:09  •  Atualizado 07/11/2017 16:29

O Cine Metrópolis, que passa por reformas de modernização das suas instalações, reabre especialmente nesta quinta-feira, 26, para exibição da edição 2017 da Mostra de Cinema Atual Espanhol, que segue até 1º de novembro. Com entrada franca, o evento é uma parceria da Secretaria de Cultura da Ufes com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, a Sociedade Cultural Brasil-Espanha e o Instituto Cervantes. A mostra reúne uma seleção de filmes que evidenciam a variedade de gêneros da indústria cinematográfica espanhola contemporânea (confira em anexo a programação e as sinopses dos filmes).

De acordo com a curadoria da mostra, a heterogeneidade de temáticas e de gêneros da cinematografia espanhola estabelece interessantes diálogos com a diversidade cultural brasileira. Na mostra serão exibidos os filmes: “Felizes 140”, de Gracia Querejeta; “A minha grande noite”, de Álex de la Iglesia; “Nem tudo é vigília”, de Hermes Paralluelo; “Noite de Verão em Barcelona”, de Dani de la Orden; e “Truman”, de Cesc Gay. A Mostra de Cinema Atual Espanhol é uma referência entre os festivais europeus exibidos no Brasil, e que percorre diversas capitais. Todos os filmes são legendados em português.

Novo Cine Metrópolis

A Secretaria de Cultura da Ufes, em conjunto com a Prefeitura Universitária, iniciou a reforma do Cine Metrópolis no mês de julho, com a instalação de novo forro de fibra mineral com tratamento acústico, e um moderno projeto de iluminação. Também foi instalado um novo cabeamento de som, além de recuperação da rede elétrica. “O período de outubro e novembro será de ocupação artística do cinema, para, em seguida, continuarmos o projeto de reforma”, ressalta o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges.

De acordo com o secretário, o projeto de modernização do cinema inclui a recuperação das 240 cadeiras da sala, além de intervenções físicas que visam assegurar plena acessibilidade aos portadores de deficiência física e de pessoas com mobilidade reduzida. Segundo Rogério Borges, o Metrópolis também vai receber o equipamento Digital Cinema Package (DCP), que permitirá projeções digitais de acordo com o padrão tecnológico mais moderno de distribuição e exibição do mundo, utilizado em festivais de cinema e nos circuitos comerciais.

Rogério Borges observa que no mês de novembro o Cine Metrópolis estará disponível para atividades de professores e estudantes do curso de Cinema, e para outros projetos culturais envolvendo a comunidade universitária. Na sala serão exibidos os filmes vencedores da mostra da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD Capixaba), além de oficinas de Afrofuturismo e exibição de curtas de realizadores capixabas e convidados. “Em 2018, com instalações mais modernas e confortáveis, o Metrópolis retomará plenamente as suas atividades”, conclui o secretário.

O reitor Reinaldo Centoducatte ressalta a importância do planejamento e dos investimentos da Secretaria de Cultura da Ufes no Cine Metrópolis. “O cinema é uma referência na produção e difusão do audiovisual no Espírito Santo e no Brasil, e a sua modernização implica nova e positiva dinâmica para a área cultural”, pondera. Segundo o reitor, a partir das intervenções que estão sendo realizadas no Metrópolis, a sala oferecerá mais conforto e acessibilidade aos usuários. “A comunidade universitária também ganha muito com a iniciativa da Secretaria de Cultura de resgatar o cinema, permitindo que professores, servidores técnicos, estudantes e artistas capixabas apresentem as suas produções, qualificando as atividades culturais no espaço acadêmico”, conclui.

Texto: Luiz Vital