Cine Metrópolis inicia programação de 2015 com novidades para o público

27/02/2015 - 18:25  •  Atualizado 03/03/2015 16:52

O Cine Metrópolis retoma suas atividades nesta segunda-feira, 2, com novidades para o público. O cinema recebeu um novo projetor e uma mesa de som digital, que vão oferecer melhor qualidade de áudio e imagem aos espectadores. Foi licitada ainda a automação da bilheteria, realizados serviços de manutenção no projetor de filmes de 35 mm, além da aquisição de uma nova mesa de som Dolby, compatível com este equipamento.

Mas a novidade está também na programação (veja abaixo). Para 2015 está prevista a realização de filmes nos horários de almoço, a promoção de estreias – a primeira será do filme polonês Ida, ganhador do Oscar 2015 na categoria Melhor Filme Estrangeiro -, realização de mostras e a exibição de clássicos do cinema.

Além disso, o professor do Departamento de Comunicação Social, Fábio Camarneiro, vai iniciar o curso de extensão “Uma história do cinema brasileiro”. Serão quatro módulos de três aulas cada no primeiro semestre de 2015. Cada aula consistirá da exibição de um longa-metragem brasileiro e, dependendo do caso, de materiais complementares. As vagas dependerão da lotação da sala, e estão abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Redes de cinema

Outra boa notícia é que, ainda este ano, o Cine Metrópolis passará a integrar duas redes de cinemas universitários, para as quais receberá equipamentos necessários à sua interconexão. “Desta forma, o cinema poderá contribuir também para a proposição de novos conteúdos cinematográficos, dando ênfase à produção regional e nacional”, destaca a superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis.

Ela explica que uma das redes é a do Programa Mercosul Audiovisual, financiada pela União Europeia e articulada no Brasil pelo Ministério da Cultura, que tem a proposta de exibir conteúdo cinematográfico produzido no Mercosul. “O Cine Metrópolis é uma das 10 salas escolhidas para compor a rede. Ao todo foram selecionados 30 espaços, sendo 10 da Argentina, 10 do Brasil, cinco do Paraguai e cinco do Uruguai”, afirma Ruth.

Outro projeto é o Cinemas em Rede, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que já existe em seis universidade no Brasil. A partir deste ano, serão agregados mais seis, entre elas a Ufes, por meio do Cine Metrópolis, que ontem recebeu confirmação da RNP de seu ingresso na rede.

Confira a programação (a entrada é gratuita):

Segunda-feira (02)

13h – Sessão Fome Animal

O Massacre da Serra Elétrica , de Tobe Hooper.

Sessão 1 – Ofícios

O que você quer ser quando crescer?, de Djalma Batista.

Sinal Vermelho, de Cristina Margon e Nayara Bolzan.

Meu Nome é Fulano, de Nayara Bolzan.

Frequência, de Dayana Cordeiro e Willian Rubim.

Terça-feira (03)

13h – Sessão Fome Animal

Phenomena, de Dario Argento.

Sessão 2 - Diversidades

Açúcares Invertidos, de Yuri Vianna.

Memória, de Gian Luca.

Corpo, de Shay Peled.

Coisa de Menino, de Dayana Cordeiro e Bipe Couto.

19h30 – Sessão ABD (Lançamento)

Pré-estreia do longa-metragem Entreturnos, de Edson Ferreira

Bônus: curta-metragem Sombras do Tempo.

Quarta-feira (04)

9h30 – Projeto Cine Escola Metrópolis Especial

Exibição do longa-metragem Valentim: Tudo Nasce de um Sonho, de Evaldo Pereira.

Demência 13, de Francis Ford Coppola

Sessão 3 - Memória e identidades

Entre Rocks e Ruínas, de Thiago Tenório e Lucas Danto.

Anchieta - Nossa História, de Hegli Lotério.

Invisível, de Diego de Jesus.

19h30 – Sessão Especial Cineclube Extintor

Lançamento do curta-metragem Meltdown, de Renato Miranda, Victor Neves e Pedro Mellate. Sessão seguida de debate com os realizadores.

Quinta-feira (05)

9h – Uma História do Cinema Brasileiro - Curso de Extensão com o Professor Fabio Camarneiro.
Cinco Vezes Favela, de Joaquim Pedro de Andrade, Miguel Borges, Marcos de Farias. Após a exibição, haverá uma apresentação do professor responsável e, ao final, será estimulado o debate entre os participantes.

13h – Sessão Fome Animal

Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver, de José Mojica Marins.

16h – Sessão Próximos Olhares

Sessão 4 - Ficções

Vai ter Copa sim, de Arthur Marques.

101, de Edson Rangel.

O Uivo da Carne na Terra da Luz, de Eduardo Madeira.

Boa Noite, de Victor Neves.

18h – Estreia da Semana

Ida, de Pawel Pawlikowski

19h30 – Sessão Cinéfilo

Limite, de Mário Peixoto. Sessão seguida de bate-papo mediado pelo professor e crítico de cinema Fabio Camarneiro.

Sexta-feira (06)

13h – Sessão Fome Animal

Cabo do Medo, de Martin Scorsese.

16h – Sessão Próximos Olhares

Sessão 5 - Cidades

Corpurbano, de Izaías Almeida.

Inconstância, de Diego de Jesus.

Desfragmentos, de Melina Leal Galante.

Entre Mundos: outras formas de lidar com a loucura, de Cyntia Andrade.

Calado, de Livia Gegenheimer

Perto da Minha Casa, de Carolini Covre e Diego Locatelli.

18hLimite, de Mário Peixoto

20h – Estreia da Semana

Ida, de Pawel Pawlikowski

Por Thereza Marinho e Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)