Cine Metrópolis exibe mostra sobre cineasta francês Jacques Tati

13/11/2013 - 17:38  •  Atualizado 18/11/2013 10:01

Por João Brito (*)

O Cine Metrópolis recebe, a partir desta sexta-feira, 15, a mostra “Tati por inteiro”, que trás para a Universidade o conjunto da obra do cineasta francês Jacques Tati. A mostra é realizada pela Ufes em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Embaixada da França e o Institut Français.

A mostra vai até o dia 24 de novembro com sessões às 16, 18 e 20 horas – à  exceção do dia 15, que não exibirá a sessão das 16 horas.

Na sessão de quarta-feira, dia 20, após a exibição dos filmes, o professor Alexandre Curtis vai debater o tema “O universo em ocaso de Jacques Tati”. Já na quinta, dia 21, o professor Fábio Camarneiro vai falar sobre “Jacques Tati: riso e revolta na era da máquina”.

A programação inclui ainda a apresentação de um documentário dirigido pela filha de Tati, Sophie Tatischeff.

Crítica

Jacques Tati é considerado pela crítica especializada o comediante mais original do cinema, depois de Charles Chaplin. Em suas obras, Tati procurava observar as expressões, hábitos e manifestações pessoais dos indivíduos para definir personalidades, contribuindo para a chamada crítica de costumes.

A mostra “Tati por inteiro” é aberta ao público e a entrada é gratuita. Confira a programação completa no folder em anexo.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho