Cine Metrópolis encerra o mês de junho com uma programação variada. Confira

19/06/2018 - 18:28  •  Atualizado 10/07/2018 12:53

O Cine Metrópolis encerra o mês de junho com uma programação variada, para todos os públicos (confira detalhes abaixo). Nesta terça, 19, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Ufes traz para o cinema o documentário Open Arms, Closed Doors (Braços Abertos, Portas Fechadas, em tradução livre), em comemoração ao Dia do Internacional do Refugiado (20 de junho) e ao Dia do Imigrante (25 de junho). O filme, que será exibido a partir das 19 horas, tem direção das paulistas Fernanda Polacow e Juliana Borges, e foi produzido, em 2012, para a rede de TV Al Jazeera, do Qatar, que o transmitiu para cerca de 130 países em fevereiro de 2017.

Open Arms, Closed Doors mostra o outro lado da vida dos imigrantes que chegam ao Brasil em busca da cidade maravilhosa, de braços abertos, mas encontram “portas na cara”. Além de acompanhar a luta diária de Badharo, o curta, de 26 minutos de duração, denuncia o assassinato da estudante angolana Zulmira Cardoso, baleada na cabeça em São Paulo, em 2012.

Após a exibição do documentário será realizado um bate-papo com a doutoranda em Psicologia da Ufes Beatriz de Barros Souza que, sob orientação do professor Agnaldo Garcia, pesquisa os processos psicossociais da ajuda humanitária em campos de refugiados. “É nessa conversa com o público que a gente vai puxar esses elementos do filme para discutir o direito dos refugiados e tentar esclarecer as diferenças entre refugiados e imigrantes”, explica Beatriz. A presidente da Cátedra, professora Brunela de Vinzenci, vai mediar o debate. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local, no dia da exibição.

Estreias

Na quinta-feira, 21, dois filmes estreiam no Cine Metrópolis: o longa Vingança, da diretora francesa Coralie Fargeat, e Canastra Suja, do diretor Caio Soh.

Vingança é uma metáfora sangrenta da luta feminista, com enredo de denúncias e violência. Com uma trama de ação e suspense no deserto, a história retrata a vida de Jen, interpretada pela atriz Matilda Lutz, de O Chamado 3. Vista como objeto sexual, Jen é amante de um rico empresário casado, que decide levá-la para uma caçada anual no deserto da qual participam outros dois amigos. Quando os homens a abandonam para morrer devido a uma série de acontecimentos, eles terão que lidar com as consequências de uma mulher que busca de vingança.

Canastra Suja, narra a história de uma família suburbana e suas contradições e provações diárias. No elenco, nomes conhecidos do grande público, como Marco Ricca, Bianca Bin, Adriana Esteves e Pedro Nercessian. As questões dessa família fazem com que, no decorrer da trama, o conceito familiar desabe aos poucos.

Cine Rap 4

No sábado, 23 de junho, o Cine Metrópolis recebe a Mostra Hip Hop na Tela do Cinema – Cine Rap 4. O evento é voltado para apresentação de vídeos produzidos no Espírito Santo com a temática da cultura hip hop e visa mostrar a vivência dos jovens da periferia da Grande Vitória num evento que mistura música e cinema. A DJ Deb Schulz e o grupo de dança Ubuntu Fristailli vão se apresentar na abertura da mostra, que é promovida pelo projeto Panela Audiovisual com apoio institucional da Ufes.

O evento conta com apresentação das 32 produções selecionadas previamente pelos organizadores da mostra, totalizando mais de duas horas de programação.

Sessão especial

É com a pergunta “as cidades foram feitas para as mulheres?” que o documentário Chega de Fiu Fiu (foto), exibido em sessão única, no dia 26 de junho, busca abordar o assédio sexual nas ruas das cidades brasileiras. O filme narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades do país, que, por meio de ativismo, arte e poesia, resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.

Com direção de Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão, Chega de Fiu Fiu vai além da questão do assédio ao tratar de temas como racismo, machismo, sexismo e transfobia que cada uma das três mulheres têm que lidar diariamente ao andar de ônibus, circular a pé pelas ruas, pegar um táxi ou entrar num elevador. O documentário também explora o lado dos homens ao mostrar uma roda de conversa sobre masculinidades.

Open Arms, Closed Doors (Brasil, 2012, 26’)
Terça-feira, 19, das 19h às 22h

Vingança (França, 2017, 108’, 18 anos)
Quinta-feira, 21, às 14h