Ceunes realiza primeiro encontro do projeto “Sinalizando a Saúde”

09/04/2014 - 18:37  •  Atualizado 10/04/2014 16:03

Por Maurício Lima e Souza

Na última segunda-feira, 07 de abril, o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) realizou o primeiro encontro do projeto "Sinalizando a Saúde". O evento marcou a comemoração do Dia Mundial da Saúde.

Coordenado pelas professoras Keli Simões Xavier Silva e Ana Paula Santana Coelho Almeida, o projeto é uma ação do programa "Libras e acessibilidade: Interfaces entre Saúde, Linguística e Educação" e tem por objetivo promover a acessibilidade dos cidadãos surdos a temas relacionados à saúde.

O encontro foi realizado na Escola Estadual Pio XII, em São Mateus, e contou com a participação de cerca de 70 membros da comunidade surda do norte do Espírito Santo, tendo a representatividade de outros municípios, como Linhares, Boa Esperança, Conceição da Barra, São João do Sobrado, Pinheiros, Nova Venécia, Boa Esperança e Mucurici.

Informação

"Estudos mostram que cerca de 98% das crianças surdas são filhas de pais ouvintes que, em sua grande maioria, não sabem e nem aprendem a língua de sinais para comunicar-se com seus filhos. Isso traz um prejuízo significativo para a criança surda, que pode ter seu desenvolvimento prejudicado. O prejuízo não se dá somente no âmbito do desenvolvimento linguístico, mas também no acesso a informações elementares. Um bom exemplo disso é a dificuldade que os surdos têm em receber informações pertinentes à saúde uma vez que grande parte das campanhas de saúde não são veiculadas em Libras", destaca a professora Keli.

A professora Ana Paula esclarece que os encontros serão bimensais e abordarão temas elencados pela própria comunidade surda no primeiro encontro. Ela destaca que, além dos encontros voltados para a comunidade surda, está prevista também uma ação voltada para os profissionais da área de saúde do município de São Mateus, que irá ofertar um curso básico de Libras para os profissionais.