Ceunes realiza I Seminário de Tuberculose e I Novembro Azul

20/11/2015 - 17:12  •  Atualizado 23/11/2015 14:26

Na segunda-feira, 23, o Centro Acadêmico de Enfermagem (CAEnf) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), juntamente com as professoras do Departamento de Ciência da Saúde Letícya Negri e Letícia Molino, realizarão no campus de São Mateus o I Seminário de Tuberculose do Espírito Santo. O evento ocorrerá junto ao I Novembro Azul.

O intuito é fazer com que as pessoas atentem para a importância da prevenção de Tuberculose e, em especial, conscientizar e mobilizar os homens sobre o câncer de próstata. O evento será aberto ao público, e os interessados podem se inscrever no local do evento. As atividades serão realizadas no auditório central do campus de São Mateus, das 8 às 17 horas, e os participantes inscritos receberão certificado.

Pela manhã, os temas principais serão Câncer de Próstata e Programa de Saúde do Homem.  Já à tarde, a temática de discussão será a Tuberculose e os indicadores da doença no Brasil e na região norte do Estado. O evento receberá representantes do Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde (Lacen/Sesa), do Núcleo de Doenças Infecciosas da Ufes (NDI) e do Programa de Referência em Tuberculose do Hospital Universitário. Entre os palestrantes estão a professora e vice-reitora da Ufes, Ethel Maciel; a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus Maíra Mota; a farmacêutica do Lacen, Rita Lecho.

“As pesquisas e os indicadores epidemiológicos relacionados a esses dois agravos são muito preocupantes. Em nossa região esses dados precisam ser debatidos e refletidos, sempre na perspectiva de mudança de práticas e a fim de firmarem-se parcerias para fortalecer o trabalho já desenvolvido e integrar as instituições junto às instâncias governamentais e gestoras de saúde”, afirma a professora Leticya Negri, uma das organizadoras do evento.

Conheça outros palestrantes que participarão do evento:

1. Professor Wilson Denadai - Ufes
2. Professor Tiago Nascimento Prado -  Ufes
3. Geisa Fregona Carlesso - Enfermeira do Programa de Tuberculose do Hospital Universitário

Texto: Stefhani Paiva (bolsista de projeto de Comunicação)