Cepad realiza campanha nesta quinta, Dia Internacional contra Tráfico de Drogas

25/06/2014 - 18:46  •  Atualizado 26/06/2014 17:55

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Cepad) da Ufes realiza nesta quinta-feira, dia 26, ações educativas com panfletagens e abordagens junto aos usuários do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), como parte da campanha do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

A data foi criada em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.

Debate

Nesta sexta-feira, dia 27, o Cepad vai realizar o XIV Ciclo de Debates: Drogas, e eu com isso?, que vai abordar o tema “Mecanismo de Prevenção e Avaliação para Proteção Social". O evento será realizado no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), das 8 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico, disponível no site www.cepad.ufes.br.

A coordenadora geral do Cepad, a enfermeira Marluce Miguel de Siqueira, afirma que o debate está aberto para todos os setores da sociedade que tenham interesse no assunto, direta ou indiretamente. “A importância deste evento está, em primeiro lugar, na mobilização da sociedade para prevenção dos psicoativos e enfrentamento do que vem se tornando um problema de saúde pública, questão para a qual todos os âmbitos da sociedade precisam contribuir”, destaca Marluce.

O ciclo de debates promovido pela Ufes também faz parte da programação da Semana Estadual sobre Drogas, promovido pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad) e pela Coordenação Estadual sobre Drogas (CESD). Este ano, a Semana vai abordar o tema “Eu escolhi viver bem”, e vai realizar atividades no período de 25 a 29 de junho.

Ameaça

Atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos. De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), “todo ano 210 milhões de pessoas usem drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200 mil morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico”.

Segundo os dados fornecidos pelo Ministério Público de São Paulo no relatório “Cômputo do Estado de São Paulo”, dentre os delitos denunciados pela instituição, no período de 2004 a 2009, o crime de tráfico de drogas foi o que apresentou o maior crescimento. No ano de 2004 foram denunciados 11.123 casos de tráfico de entorpecentes. Já em 2009, 20.976 denúncias foram registradas, representando um crescimento de 88,6% em seis anos.

Estes dados, atuais e preocupantes, nos apontam que há grande necessidade de se fazer trabalhos preventivos, por isso, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) há muito tempo tem estado à frente de campanhas para conscientizar as pessoas sobre os perigos de drogas tradicionais, como cannabis, heroína, cocaína e substâncias do tipo anfetamínico.

Por Inglydy Rodrigues (bolsista de projeto de Comunicação supervisionada por Thereza Marinho), com informações do Cepad