Cepad realiza ação educativa junto aos estudantes contra o abuso e tráfico de drogas

24/06/2016 - 18:20  •  Atualizado 24/06/2016 18:20

O Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Cepad) da Ufes realiza neste domingo, dia 26, uma ação educativa como parte da campanha do Dia Mundial contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas.

Com o objetivo a comunidade universitária sobre esse assunto e as possibilidades de tratamento, o Cepad enviar e-mails para todos os estudantes como forma de conscientização do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.

A data foi criada em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.

Segundo o relatório mundial sobre drogas da ONU e o relatório sobre drogas e crimes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) de 2015, o uso de drogas ilícitas é realizado por 246 milhões de pessoas, representando 5% da população mundial entre 15 e 64 anos. Além disso, cerca de 187 mil mortes são relacionadas às drogas. Atualmente, apenas um em cada seis usuários possui acesso ao tratamento.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)