Capes abre inscrições para bolsas do Programa Jovens Talentos para a Ciência

16/06/2014 - 09:28  •  Atualizado 18/06/2014 18:07

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência (edital 26/2014), que concede bolsas de iniciação científica a estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior em nível de graduação.

O objetivo principal é a preparação de estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes, Ciência sem Fronteiras ou Programas de Iniciação Científica (Pibiq/CNPq). Os estudantes deverão realizar sua inscrição exclusivamente via internet, até o dia 20 de junho.

A seleção será realizada mediante aplicação de prova a ser realizada em cada universidade, no dia 14 de setembro de 2014, com início às 13 horas (horário oficial de Brasília), nas unidades da federação em que houver instituições que aderiram ao programa, com a duração máxima de quatro horas e 30 minutos.

A prova será objetiva, de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada em um dos campi da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a realização da prova.

Requisitos

Dentre os requisitos para a candidatura dos estudantes estão: ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014; não possuir vínculo empregatício; não acumular a bolsa do programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais; e não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.

Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova seletiva.

Desde a primeira edição do programa, em 2012, o Jovens Talentos para Ciência já contemplou 15.667 estudantes.

Por Thereza Marinho, com informações da Capes