Campus de São Mateus recebe quadra poliesportiva e laboratório de anatomia

15/03/2018 - 15:47  •  Atualizado 19/03/2018 07:52

O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), localizado no campus de São Mateus, ganha dois novos espaços: a quadra poliesportiva e o Laboratório de Anatomia. Os dois serão inaugurados nesta sexta-feira, 16, a partir das 8 horas, em cerimônia que contará com a presença do reitor, Reinaldo Centoducatte, e do diretor do Centro, Roney Pignaton da Silva, além de autoridades e convidados.

A quadra poliesportiva é um espaço que possibilitará a prática de atividades esportivas, como partidas de futebol, vôlei, basquete e handebol, além de realizações de eventos culturais e científi cos. Com uma área de 980 m2, a quadra vai benefi ciar os 2.200 alunos do campus e a comunidade local.

“Será um espaço de socialização, fundamental para o desenvolvimento físico, social e emocional dos estudantes, além de criar oportunidades de interação e ambientação entre eles e a comunidade”, destaca o diretor do Ceunes. O professor Roney ressaltou ainda a importância do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na construção do novo espaço.

A quadra conta com arquibancada com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, iluminação com luz de led, banheiro e vestiário. Foram investidos R$ 948 mil, recursos provenientes de verbas parlamentares e da própria Ufes.

Anatomia

O outro espaço a ser inaugurado é o Laboratório de Anatomia, que vai contar com manequins anatômicos, réplicas dos órgãos do corpo humano e partes reais, conservadas em formol. O espaço vai possibilitar a identifi cação e compreensão, pelos estudantes, do corpo humano, abrangendo suas diversas áreas: muscular, óssea, nervosa e anatômica.

Será possível também dissecar partes dos corpos a fim de separar em camadas a região que está sendo estudada.

“Além do conhecimento adquirido, as aulas práticas também preparam os alunos emocionalmente, pois eles terão contato com cadáveres e outras partes separadas dos corpos. Assim, os estudantes irão desenvolver valores éticos para lidar com o corpo do paciente durante o exercício da sua profissão”, ressalta a professora do Departamento de Ciência da Saúde do Ceunes Roberta Paresque, que há mais de 10 anos ministra aulas de anatomia.

O laboratório tem 1.000 m2 e foi construído com recursos da Ufes. Já os equipamentos foram adquiridos por meio de verbas parlamentares.

Texto: Jorge Medina
Foto: Ceunes