Campus de São Mateus realiza Jornada do Conhecimento nesta quinta, 9

08/11/2017 - 16:06  •  Atualizado 09/11/2017 16:42

O campus de São Mateus realiza nesta quinta-feira, 9, sua Jornada do Conhecimento. O evento integra a programação da Semana do Conhecimento, ocorrida em outubro nos demais campi da Ufes, e que incluiu a XXVII Jornada de Iniciação Científica, a V Jornada Integrada de Extensão e Cultura, a Mostra de Profissões e o Circuito de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia.

Na Jornada de Iniciação Científica, estudantes vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PIIC) da Universidade compartilharão com a comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano. No campus de São Mateus, 88 banners com resumos dos trabalhos estarão expostos no hall da Biblioteca, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Entre as pesquisas apresentadas em todos os campi receberão destaque as 12 melhores de cada uma das três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Vida; Humanidades; e Engenharias e Exatas), e seus autores poderão realizar a apresentação oral do trabalho em uma segunda etapa da Jornada de Iniciação Científica, que será realizada ainda este mês.

Nesse segundo momento, que contará com a presença de pesquisadores de outros estados e avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os 36 trabalhos selecionados receberão a certificação de menção honrosa.

Visitas

Já a Mostra de Profissões terá início às 8 horas e será realizada até às 22 horas. O ponto de concentração dos estudantes será em uma tenda instalada no pátio em frente à Biblioteca do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). A partir daí, os estudantes escolherão a área de conhecimento de seu interesse e farão “tours” que incluem informações sobre os cursos e visitas às salas de aula e aos laboratórios.

Para atender à comunidade, as visitas serão realizadas em três rodadas: a primeira com início às 8 horas; a segunda às 14 horas; e a terceira com início às 19 horas.

E como parte da Jornada de Extensão haverá a apresentação de 15 projetos. Dentre os trabalhos desenvolvidos por professores e estudantes, o visitante poderá conferir o Observatório dos Conflitos no Campo (Occa); o Saúde em Cena; Coleta Seletiva no Ceunes; e o Saber Hanseníase.

A apresentação terá início às 8 horas e será realizada na Tenda Central e no hall do prédio da Biblioteca. A programação da Jornada de Extensão inclui também a exibição de peças teatrais, de grupos musicais e de dança, na tenda instalada no pátio em frente à Biblioteca.

A Semana do Conhecimento é realizada na Ufes em conjunto com a Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia, que este ano abordou o tema “A matemática está em tudo”.

Texto: Thereza Marinho