Campanha Ufes Solidária inicia segunda etapa de trabalhos atuando nos municípios

13/01/2014 - 14:56  •  Atualizado 15/01/2014 17:59

Por Thereza Marinho

A campanha Ufes Solidária, iniciada pela Administração Central da Ufes e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) no final de dezembro com o objetivo de arrecadar e distribuir donativos para as vítimas das chuvas no Espírito Santo, começou uma segunda etapa de trabalhos.

Nesta nova fase, as ações da Universidade alcançarão as comunidades atingidas por meio de um Programa de Extensão. Desta forma, professores, alunos e servidores da Ufes poderão atuar em parceria com as secretarias municipais, atendendo às necessidades mais urgentes, como pedidos de cadastramento de famílias, expedição de documentos para acessar Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), avaliação de risco estrutural de residências e prescrição de medicamentos, entre outros.

Os trabalhos tiveram início no final da semana passada (foto), após a realização de reuniões com a presença da vice-reitora no exercício da Reitoria, Ethel Maciel, de professores, estudantes e representantes do DCE, que definiram e organizaram as formas de ação.

Um grupo formado por professores e estudantes de Medicina e Enfermagem está atuando nas tendas montadas pela Prefeitura de Vila Velha no bairro Araçás, em apoio aos servidores do município que estão trabalhando no local. Outro grupo, formado por professores e estudantes de Engenharia, Arquitetura e Serviço Social, está dando suporte às ações da Defesa Civil da Serra.

O Programa de Extensão Ufes Solidária está sendo realizado sob a coordenação das professoras Angélica Espinosa (Medicina) e Carolina Sales (Enfermagem), mas está aberto à participação de demais professores, servidores técnicos-administrativos e alunos.

“Com este projeto daremos continuidade à defesa e à garantia dos direitos sociais das pessoas que ainda estão em situação de calamidade e, por outro lado, disponibilizaremos nosso conhecimento técnico e científico para a reconstrução de seus diversos perfis”, destaca Ethel Maciel. A vice-reitora afirma ainda que, futuramente, a intenção é que estas ações sejam reunidas num centro que possa contribuir para o desenvolvimento regional.

Campanha

Durante o período de arrecadação de doações, realizado no final de dezembro, a campanha Ufes Solidária encaminhados a municípios do Estado mais de 100 toneladas de mantimentos e mais de 30 mil litros de água mineral, além de milhares de outros produtos, como roupas, colchões e brinquedos.

A campanha contou com a participação de centenas de voluntários, entre professores, estudantes, servidores, e integrantes do coletivo regional de mídia independente Moqueca Mídia, da Região Escoteira do Espírito Santo, da Cruz Vermelha, e de voluntários especializados em logística, saúde, resgate e salvamento em desastres.