Bernadette Lyra recebe título de Professora Emérita da Ufes, nesta sexta, 26

24/05/2017 - 11:14  •  Atualizado 26/05/2017 17:27

A professora Maria Bernadette Cunha de Lyra será homenageada, nesta sexta-feira, 26 de maio, com o Título Honorífico de Professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo, concedido pelo Conselho Universitário a professores aposentados que se destacaram no exercício da atividade acadêmica.

O título será concedido em sessão solene realizada às 14 horas, na sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria, com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte.

Bernadette Lyra fez graduação no curso de Letras da Ufes, tem mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris V).

A homenageada atuou como professora no Departamento de Línguas e Letras da Ufes entre os anos de 1976 e 1997 e é autora de inúmeros livros e artigos sobre cinema e audiovisual, bem como de obras premiadas de ficção publicadas no Brasil e no exterior. Entre seus livros mais conhecidos estão A panelinha de breu, Aqui começa a dança e A capitoa.

Nascida em Conceição da Barra, a escritora ocupa a cadeira número 1 da Academia Espírito-Santense de Letras.

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)
Foto: Secretaria de Estado da Cultura