Bandeira é hasteada na Ufes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

08/03/2018 - 11:08  •  Atualizado 12/03/2018 08:12

“Hoje não é dia de comemorações, é dia de luta”, foi com essa frase a vice-reitora Ethel Maciel abriu a solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Ufes. A cerimônia ocorreu na manhã desta quinta-feira, 8, em frente ao Teatro Universitário, onde foi hasteada a bandeira que simboliza a luta pela igualdade de gênero e o movimento feminino.

Participaram da cerimônia o reitor Reinaldo Centoducatte, a presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes,  Brunela Vincenzi, pesquisadores, professores, servidores, estudantes e membros de movimentos em defesa da mulher.

A programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher terá continuidade no dia 23 de março, no Cine Metrópolis, com a realização de um Cine-Debate sobre as alterações que estão sendo propostas para a Lei Maria da Penha. O debate contará com a mediação da professora do Departamento de Direito e representante da Defensoria Publica Estadual e do Poder Judiciário Estadual, Catarina Cecin Gazele, e da professora do Departamento de Filosofia, Cláudia Murta.

Também serão realizados, em datas a serem confirmadas, um debate sobre as mulheres na política, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e uma palestra com o secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, sobre Violência contra a Mulher, a ser realizada no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) .

Atualmente, a Ufes desenvolve diversas pesquisas sobre a condição da mulher na sociedade. Entre elas estão: Mulher e política. Gênero e feminismo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo; Violência contra a mulher: mapeamento das denúncias registradas na DEAM Vitória (ES) – 2002-2010; e Violência e sexo sem consentimento: a percepção de jovens e adolescentes.

Texto: Jorge Medina e Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina