Autoridades, professores e alunos prestigiam evento de 35 anos do PPGE

13/11/2013 - 17:15  •  Atualizado 14/11/2013 10:04

Por Thereza Marinho e Cinthia Pereira (*)

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE) comemorou nesta quarta-feira, 13, seus 35 anos de existência com um simpósio no Teatro Universitário, campus de Goiabeiras.

O evento contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; do secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa; da secretária municipal de Educação de Vitória, Adriana Sperandio; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Costa Reis Júnior; e do vice-diretor do Centro de Educação, Rogério Drago; além da coordenadora e da subcoordenadora do PPGE, Cleonara Schuwartz e Eliza Ferreira, respectivamente.

Em seu discurso de abertura do simpósio, o reitor lembrou que o PPGE foi o primeiro programa de pós-graduação criado na Ufes e afirmou que ele é motivo de orgulho para a Universidade: “O PPGE é uma referência em pós-graduação na área da Educação. Em sua trajetória, têm formado e oferecido ao Espírito Santo e ao País qualificados quadros para atuação destacada em diferentes ambientes profissionais, seja na formulação de políticas educacionais; seja na produção de pesquisa sobre os diferentes processos e contextos da Educação; seja na direção, execução e planejamento de ações educacionais; seja diretamente no ambiente escolar. São inúmeras as contribuições que o Centro de Educação e o PPGE têm oferecido à sociedade capixaba e brasileira”.

Durante o dia, o evento contou com palestras ministradas pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Jamil Cury; pela coordenadora da área de Educação do CNPq e professora da Universidade de São Paulo, Diana Vidal; além de professores da Ufes.

História

Criado em 1978, o PPGE já formou 301 mestres e 69 doutores, e conta atualmente com 228 alunos matriculados regularmente, sendo 110 no mestrado e 118 no doutorado. O programa possui conceito 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O programa busca formar professores e pesquisadores capazes de refletir questões teóricas e praticas da Educação, produzir novos e significativos conhecimentos e contribuir positivamente para a resolução dos problemas educacionais, tendo como eixos centrais de propostas pedagógicas a ética, transparência, multirreferência e complexidade.

(*) Bolsista para projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho