Atividades culturais movimentam São Mateus nesta sexta-feira, 28

27/11/2014 - 15:43  •  Atualizado 28/11/2014 17:11

Dança, teatro, oficinas, poesias, palestras e shows são algumas das atrações dos eventos “Arte e Cultura no Ceunes” e “II Ufes no Porto de São Mateus” que agitará a cidade nesta sexta-feira (28).  Os encontros fazem parte do Circuito Multicultural da Ufes, que é realizado  pela Superintendência de Cultura e Comunicação da universidade em parceria com o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes).

As atividades começam a partir das 9 horas e serão realizadas no Ceunes e no Porto de São Mateus. A programação é aberta ao público e contará com oficinas de pinturas, performance de dança na fila do Restaurante Universitário, lançamento de livro, shows, palestra com o  Assédio Coletivo, além da Feira do Livro, que tem o apoio da Editora da Ufes (Edufes).

“A ideia do encontro é movimentar a produção artística do Ceunes e fazer a integração da Ufes com a comunidade e com os artistas de São Mateus”, afirma o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges.

Segundo o secretário, o Circuito Multicultural também acontecerá nos outros campi da universidade, encerrando as atividades culturais deste ano. Para o ano de 2015, a proposta é que o projeto seja realizado uma vez por mês durante todo o período letivo da Ufes, começando a partir do mês de março.

Confira a programação:

09h – Arte e Cultura no Ceunes - Feira do Livro na Cantina do Ceunes.

10h – Reunião aberta, no Auditório da Biblioteca do Ceunes com o Coletivo Cultural de São Mateus

11h Arte e Cultura no Ceunes - Performance de Dança com o artista Marcelo Oliveira, na Fila do RU

12h30Arte e Cultura no Ceunes – Leituras poéticas na cantina do Ceunes e apresentações musicais com alunos do Centro.

13h – II Ufes no Porto - Oficina de pintura em camisetas com o artista Cacá Miled, na sala Ciro Sodré, no Porto.

13h – II Ufes no Porto - Oficina “Outras Quitérias” com o coletivo Maria Quitéria no Porto.

14hArte e Cultura no Ceunes - Palestra com o Assédio Coletivo “‪#‎Reviravolta Coletiva – o ser coletivo e a participação da juventude na construção da cidade”, no Auditório da Biblioteca do Ceunes.

16h30 h – Intervenção Cultural coletiva pós desconferência.

19hII Ufes no Porto  - Lançamento do livro “As ruas de nossas vidas”, de João de Andrade Matos, presidente da Associação de Moradores do Bairro Porto, no Porto.

19h – II Ufes no Porto - show com o músico Marcão e Banda.

20h - Estreia da Peça teatral “Essa propriedade está condenada”, do Grupo VII Dinastia, no Bar e Restaurante Samburá, no Porto.

22hII Ufes no Porto – Roda de Chorinho com o Grupo Carne de Gato, no Porto.

Por Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)