Assessor da Comissão Nacional da Verdade visita Ufes

15/08/2013 - 12:15  •  Atualizado 19/08/2013 07:58

Por Ana Paula Vieira, com foto de Fernanda Bayer (*)

O assessor da Comissão Nacional da Verdade Anivaldo Padilha esteve na Ufes na tarde desta quarta-feira, 14 de agosto. Ele foi recebido por integrantes da Comissão da Verdade da Universidade e visitou o Serviço de Protocolo Geral, onde acompanhou o trabalho de tratamento de alguns documentos históricos.

Anivaldo afirmou que o objetivo da visita é fazer um contato inicial com a Comissão da Ufes e pensar mecanismos de colaboração entre a Comissão Nacional e a da Universidade. “Vim conhecer o trabalho, o interesse é que as Comissões se fortaleçam”, afirmou o assessor.

Segundo Anivaldo, as universidades foram muito atingidas pelo aparato repressivo durante a ditadura militar: “Tivemos casos como pressão aos docentes e deposição de reitores. Grandes forças da luta contra o regime saíram da Universidade, espaço onde estavam os intelectuais e os líderes do movimento estudantil”, ressaltou.

Anivaldo acredita que mais comissões devem ser formadas, em outras Universidades, lembrando que é importante verificar também o papel que alguns setores tiveram no apoio à ditadura.

Atividades

Representantes da Comissão Nacional da Verdade seguem em Vitória até a próxima sexta-feira, dia 16. Nesta quinta-feira (15), as representantes da CNV Rosa Cardoso (atual coordenadora) e Maria Rita Kehl realizarão uma audiência pública, às 9 horas, no Hotel Golden Tulip. O coordenador da Comissão da Verdade da Ufes, Pedro Ernesto Fagundes, participa da abertura do evento.

Durante a audiência, a CNV vai ouvir depoimentos públicos de vítimas e de testemunhas da repressão no Estado, durante o regime militar. Além dos depoimentos públicos, membros e assessores da CNV estarão à disposição nos dias 16 e 17 para ouvir, de forma privada, testemunhos individuais de vítimas ou testemunhas da repressão que não se sentirem confortáveis para dar depoimentos em público.

Já na manhã de sexta-feira (16), a Comissão da Verdade da Ufes participará de um encontro entre a Comissão Nacional e outras comissões locais, como o Fórum Memória e Verdade do Espírito Santo, para tratar de formas de cooperação, também no Hotel Golden Tulip.

Confira abaixo o vídeo institucional sobre os trabalhos da Comissão da Verdade da Ufes:

Imagens e Edição: Marcos Athayde Henriques

Roteiro: Ana Paula Vieira