Após pesquisa com gestores, CPA apresenta Relatório de Autoavaliação Institucional

18/05/2020 - 09:48  •  Atualizado 19/05/2020 18:27

O Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI) – Ano-Base 2019 está pronto e disponibilizado na página da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes para consulta por toda a comunidade universitária e pelo público externo. O documento, enviado ao Ministério da Educação, é resultado de uma pesquisa realizada entre pró-reitores, secretários, superintendentes, gestores da Biblioteca e da Superintendência de Infraestrutura, diretores de centros de ensino, e coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação.

A pesquisa é um dos itens do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004. Os itens pesquisados foram agrupados em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. Cada gestor respondeu às questões referentes à sua área.

Segundo a presidente da CPA, Eliana Zandonade, o relatório de 2019 contrapõe as respostas dadas na pesquisa do ano anterior, que ouviu estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos-administrativos e professores. “É um momento para a gestão repensar suas práticas e planejamentos a partir dos problemas apontados pela comunidade”, afirma.

O documento, com 57 páginas, está disponível no portal da Ufes, no site http://avaliacaoinstitucional.ufes.br/.

Composição

A CPA da Ufes foi criada pela Resolução nº 14/2004 do Conselho Universitário (CUn), alterada por meio da Resolução 49/2016, que estabeleceu a criação das Comissões Próprias de Avaliação de Centros de Ensino (CPACs), integradas à CPA Institucional, apoiada pela Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin).

Atualmente, a CPA é composta por dois membros de cada um dos seguintes segmentos: docentes, técnicos-administrativos, representantes da sociedade civil organizada e estudantes da graduação e da pós-graduação. A comissão reúne-se mensalmente com todos os membros, e semanalmente com seus grupos de trabalho.

Texto: Sueli de Freitas