Abertas inscrições para o 1° Colóquio Internacional de Filosofia

10/05/2013 - 08:50  •  Atualizado 13/05/2013 16:56

Por Antonio Lucas (*)

De 20 a 23 de maio o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufes realiza o I Colóquio Internacional de Filosofia: Nicola de Cusa (1401-1464) em diálogo, no auditório do IC-IV, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), localizado no campus de Goiabeiras.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica, incluindo graduandos e pós-graduandos. Os interessados podem se inscrever por meio do site da Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval, http://www.sbfm.net.br/sbfm/. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 até o dia 10 de maio, e R$ 50,00 após essa data. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.fil.ufes.br/.

Segundo o professor Ricardo da Costa, o evento tem o objetivo de “trazer para a contemporaneidade uma discussão muito presente nos debates acadêmicos das universidades da Idade Média e dos círculos religiosos daquela época, que eram, basicamente: quais os limites do diálogo? Quais seus objetivos? É necessário o confronto de ideias para o crescimento da civilização? Qual o papel das religiões nesse processo de interação social? É possível dialogar com o ‘outro’?”. Nesse sentido, o filósofo Nicolau de Cusa, que viveu no outono da Idade Média, proporcionou interessantes reflexões filosóficas para essas eternas questões existenciais”, destaca o professor Ricardo da Costa, integrante da coordenação do colóquio.

O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre os conferencistas são esperados pesquisadores de vários países, como Claudia d’Amico (Universidad de Buenos Aires), João Maria André (Universidade de Coimbra) e Jorge Machetta (Universidad del Salvador), além de professores e pesquisadores de todo o Brasil, como o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  Edrisi Araújo Fernandes, e a professora da Universidade Estadual da Paraíba, Maria Simoni Marinho.

(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho