Abertas inscrições para mestrado em Arquitetura e Urbanismo

27/08/2013 - 11:32  •  Atualizado 28/08/2013 09:54

Por Jade Drummond (*), com foto de Laisa Buffon

Estão abertas, até o dia 12 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de alunos regulares do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU). As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou mediante termo particular de procuração com firma reconhecida na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Ufes, entre 8 e 12 horas. São reservadas 15 (quinze) vagas para alunos regulares, cujo preenchimento depende do resultado das provas, não havendo obrigação do PPGAU em preencher todas as vagas.

Serão admitidas as inscrições de portadores de diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo, obtido em curso necessariamente autorizado e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ou portadores de diploma de outro curso de nível superior também reconhecido pelo CNE, cujo currículo seja considerado adequado pelo Colegiado Acadêmico do Curso.

A seleção ocorrerá em duas fases, a primeira é a avaliação escrita e a segunda consiste na avaliação do plano de pesquisa e currículo. A avaliação escrita é composta de duas etapas, ambas eliminatórias: uma prova discursiva de conhecimento específico, que acontecerá no dia 25 de novembro, e uma prova de idioma estrangeiro (espanhol, francês ou inglês) no dia 26 de novembro.

A fase de avaliação do plano de pesquisa será nos dias 5, 6 e 9 de dezembro e consta de uma argüição oral de cada um dos candidatos aprovados na fase anterior. A avaliação do currículo será efetuada apenas em caso de empate na média final entre os candidatos que obtiverem pontuação igual ou superior a seis. As provas da primeira e da segunda fase serão realizadas nas salas de aula do Edifício da Administração do Centro de Artes.

O mestrado em Arquitetura e Urbanismo possui como área de concentração Cidade e impactos no território, e orienta-se à abordagem do território, da metrópole, da cidade e da edificação, com duas linhas de pesquisa: Processos urbanos e políticas físico-territoriais e Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital: http://www.arquitetura.ufes.br/sites/www.arquitetura.ufes.br/files/Edital%20PPGAU2013-03_0.pdf

(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionada por Ana Paula Vieira