Ações de extensão captam mais de R$ 1 milhão em recursos

Por Ana Paula Vieira

Quatorze ações de extensão da Ufes foram aprovadas no edital 2013 do Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação (MEC). Juntas, elas captaram R$ 1.434.381,60 em recursos que estarão no orçamento de 2014 da Universidade e serão direcionados para a estruturação e desenvolvimento das ações. 

Seis propostas obtiveram nota máxima no edital, o que, na opinião do pró-reitor de Extensão da Ufes, Aparecido José Cirilo, mostra a qualificação da demanda e a qualidade dos projetos submetidos. Além disso, ele ressalta que o bom resultado é reflexo de um trabalho de adequação das propostas ao edital: os projetos submetidos passam por uma pré-seleção na Pró-Reitoria e ainda por uma “lapidação” que, segundo o pró-reitor, se mostrou fundamental para as aprovações. “Muitas vezes, tentamos agregar projetos que podem juntos formar um programa, ou sugerir novas linhas onde a ação pode se encaixar melhor. Esse foi o nosso grande diferencial esse ano”, afirmou Cirilo.

 As ações abrangem todos os campi da Ufes: quatro são do campus de Maruípe, seis de Goiabeiras,  três do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, em São Mateus, e uma do Centro de Ciências Agrárias, em Alegre. Elas englobam temas como a formação em Libras, acervo digital de arte contemporânea, formação de jornalistas para promoção dos Direitos Humanos, atenção à saúde da mulher e o resgate de aspectos culturais de comunidades quilombolas. 

Extensão

Caracterizadas pela interação com a comunidade, de acordo com Cirilo, as iniciativas extensionistas contribuem para o crescimento de alunos e professores. “A extensão aproxima a formação acadêmica do cotidiano da comunidade em geral e, ao mesmo tempo em que contribuem para uma atualização dos professores, mostram para os alunos a vivência prática da profissão”, enfatizou.  

O pró-reitor ressalta ainda que o resultado do Proext contribui para o fortalecimento e consolidação da política de extensão na Universidade. “Esse aporte financeiro é muito significativo para a extensão universitária na Ufes. A captação própria dos projetos aumenta a possibilidade de oferta de bolsas, os recursos para materiais de consumo, equipamentos, passagens, diárias e contração de serviços. Isso reflete a profissionalização da extensão”, analisa o gestor. 

 

Confira a lista das ações contempladas no link abaixo.

Categoria: 
Destaque
Edital
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.