9.565 candidatos encerram o último dia de provas do VestUfes 2014

21/01/2014 - 18:21  •  Atualizado 21/08/2015 18:31

Por Hélio Marchioni, com foto de Thaiana Gomes (*)

Nesta terça-feira, 21, mais de 9 mil alunos compareceram aos locais de prova para o último dia da segunda etapa do vestibular da Ufes. Questões de Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Biologia e Geografia encerraram o processo seletivo.

Segundo informações da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV), mais 91 estudantes faltaram neste terceiro dia de provas, totalizando 3.305 candidatos eliminados por falta. Entre os 9.565 candidatos participantes do VestUfes 2014, vale lembrar que 953 inscritos participaram na condição de treineiros, ou seja, não concorrem às vagas ofertadas.

Atendimentos especiais

Durante os três dias foram registrados 28 atendimentos a pessoas com necessidades especiais. Para elas a CCV disponibilizou provas em linguagem Braille ou com fonte ampliada, além de profissionais que leram as questões para os candidatos e aplicadores de prova em Libras. Também foram atendidas pessoas em situação de pós-operatório e mulheres em período de amamentação.

Segundo informações da CCV, todo o vestibular transcorreu em clima de normalidade, com poucas ocorrências médicas e de baixa complexidade. Além disso, não foi identificada nenhuma tentativa de fraude. Nos três dias de prova apenas um caso de eliminação por descumprimento das regras do processo seletivo foi registrado, no campus de Alegre.

Fiscalização

O chefe de setor e professor do Departamento de Línguas e Letras da Ufes, Mário Claúdio Simões, destacou o trabalho dos fiscais no processo. “A fiscalização está cada vez mais profissional. No nosso setor tudo funcionou muito bem e a comunicação com a CCV foi ótima”, salientou.

O coordenador acadêmico da CCV, Ademir Sartim, destacou que a equipe já iniciou a próxima etapa do processo seletivo. “O vestibular aconteceu dentro do esperado. Não tivemos surpresas e já começamos o processo de desidentificação dos cadernos de prova, que são cerca de 30 mil. Esse processo segue até domingo e na segunda-feira começamos a correção”, afirmou.

Os candidatos do VestUfes 2014 concorrem a 4.266 vagas oferecidas em 79 cursos da Universidade. A previsão é que o resultado do vestibular seja divulgado no dia 8 de março.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho.