60 anos de criação da Ufes são comemorados no plenário da Câmara Federal

05/06/2014 - 17:44  •  Atualizado 06/06/2014 19:05

Com informações da Agência Congresso

Os 60 anos da Ufes foram comemorados nesta quarta-feira, dia 4, em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara Federal.

A solenidade contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, da vice-reitora Ethel Maciel e dos deputados da bancada capixaba Camilo Cola, César Colnago, Jorge Silva, Iriny Lopes, Rose de Freitas, Carlos Manato, Paulo Foletto e Lelo Coimbra, que foi o proponente da sessão. Também estiveram presentes pró-reitores e diretores de Centro da Universidade.

No início da sessão, foi apresentado um vídeo institucional da Ufes e, em seguida, o deputado federal André Moura leu um discurso em nome do presidente da Câmara, Henrique Alves, sobre a contribuição da universidade.

Contribuição

O deputado Lelo Coimbra, médico formado pela Ufes, citou o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) como uma das principais instituições de saúde do Estado e destacou a contribuição da Universidade no desenvolvimento do Espírito Santo.

“Ensino, pesquisa e extensão é o tripé em que se apoia a Universidade Federal do Espírito Santo. Ao desenvolvê-lo, a Ufes se coloca presente na vida dos capixabas, realizando seus sonhos, ao mesmo tempo em que contribui de forma decisiva para o desenvolvimento social, econômico e cultural de todo o Estado”, disse Lelo.

No final da sessão, o reitor Reinaldo Centoducatte lembrou que a homenagem da Câmara dos Deputados ressalta o reconhecimento do Parlamento à instituição.

"Em seis décadas, essa Universidade reafirmou permanentemente o seu papel transformador de cumprimento da sua missão de promover formação acadêmica, de desenvolver ciência e tecnologia e inovação e contribuir para formação da cidadania", disse.