14ª edição do CantarES vai reunir 15 corais no Teatro Universitário

27/09/2013 - 18:32  •  Atualizado 30/09/2013 18:14

Por Thereza Marinho, com informações da organização do CantarES

A Ufes vai sediar no período de 10 a 12 de outubro o 14º CantarES – Encontro Nacional de Corais do Espírito Santo, que este ano terá como tema “Africaencanto”. O encontro é promovido  pela Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade e contará com a participação de 15 grupos.

O 14º CantarES fará uma homenagem à África pela contribuição deste continente na formação da cultura brasileira. Foi por meio da inserção das práticas e dos costumes africanos na sociedade brasileira, que deu-se a formação de uma identidade cultural afro-brasileira, tanto na música quanto na culinária ou na religiosidade.

Como uma homenagem ao tema, todos os corais participantes apresentarão músicas de matrizes africanas.  Além disso, apresentarão um repertório variado, onde revisitarão nomes conhecidos da MPB como Noel Rosa, Candeja e Pedro Caetano, entre outros. O folclore brasileiro, o Pop rock internacional e o erudito também estarão presentes.

Na abertura do evento, o público poderá conferir um espetáculo de dança afro da Cia de Dança Andora Ufes. Já o encerramento ficará a cargo do Coral da Ufes, que apresentará o show Negro Spiritual.

Plateia

O CantarES começou a ser realizado em 2000 com o objetivo de formar plateias e divulgar a música de coral. Desde então, vem atraindo o interesse do público capixaba. No ano passado cerca de 3 mil pessoas assistiram ao evento.

Nesta 14ª edição, o Encontro reunirá corais da Grande Vitória e dos municípios de Ipatinga (MG), Londrina (PR), Maringá (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Todas as apresentações do CantarES terão entrada franca e serão realizadas sempre a partir das 19 horas, no Teatro Universitário.

Confira a programação:

QUINTA-FEIRA - 10 de outubro - 19h

Abertura oficial
Apresentação da Cia de Dança Andora/Ufes

Coral Altivoz - Universidade Estadual do Rio de Janeiro - RJ

Camerata Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Vitória/ES

Coral Arcelor Mittal - Vitória/ES

Madrigal Mosaico - Curso de Música da Ufes - Vitória/ES

Coral Penedo - Coral do IFES - Vitória

Coro Jovem da Fames - Faculdade de Música do ES - Vitória

SEXTA-FEIRA - 11 de outubro - 19h

Coral Recordar É Viver - Centro de Convivência da Terceira Idade de Maria Ortiz - Vitória/ES