Pesquisadores da Ufes entregam réplica de escultura de Dona Domingas a escola de Vitória

29/04/2024 - 17:18  •  Atualizado 30/04/2024 19:29
Texto: Adriana Damasceno, com apoio de Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Foto da réplica tridimensional do monumento à Dona Domingas colocado sobre uma mesa

Na tarde desta terça-feira, 30, pesquisadores do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte (Leena/Ufes) vão entregar à sociedade capixaba a réplica tridimensional do monumento à Dona Domingas, única mulher negra a ter escultura pública no estado do Espírito Santo. O evento acontecerá na Escola da Ciência, Biologia e História (ECBH), localizada no Sambão do Povo, em Vitória, local em que a peça ficará em exposição permanente.

As atividades terão início às 14 horas e contarão com a presença do professor Aparecido José Cirilo, coordenador do Leena; da vice-diretora do Centro de Artes, Maira Pego; do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini; e da secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner.

Durante o evento, com previsão de 1h30 de duração, Cirilo apresentará a réplica em 3D da escultura de Dona Domingas produzida pela equipe do Leena. A peça, uma das maiores réplicas já desenvolvidas pelos pesquisadores, foi construída em PLA e resina, mede 60 centímetros de altura e pesa 30 quilogramas.

Além disso, a obra foi platinada para ter um aspecto de bronze, assim como a obra original idealizada e construída pelo escultor italiano Carlo Crepaz (1919-1992), e que atualmente fica localizada em frente ao Palácio Anchieta.

O evento ainda contará com atividades lúdicas, como brincadeira de estátua e acolhida de sentimentos; visitação ao espaço Santo Antônio, réplica da localidade onde Dona Domingas residiu; e contação de histórias.

Educação patrimonial

Segundo Cirilo, além de marcar a doação da escultura à secretaria municipal de Educação de Vitória, o evento também tem como intenção fortalecer o resgate do patrimônio histórico e artístico da Capital.

“Nós vamos oficializar a doação dessa peça como uma estratégia, inclusive, de educação patrimonial. Como estratégia de revitalização do valor patrimonial, histórico e cultural dessa peça e, de fato, de toda a arte pública no Espírito Santo”, destaca o professor. “Então, é um evento extremamente importante para nós, do laboratório, e para a Ufes – essa parceria que se firma entre a Ufes, o Centro de Artes e o Leena, especificamente, com a Secretaria de Educação para a educação patrimonial no município de Vitória”, conclui.

O Leena é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) e os trabalhos desenvolvidos pela equipe do projeto têm financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Foto: Leena/Ufes

Categorias relacionadas