Laboratório móvel de informática oferecerá capacitações gratuitas no campus de Goiabeiras. Inscrições abertas

17/04/2024 - 15:33  •  Atualizado 17/04/2024 18:57
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Foto do HackaTruck, um caminhão preto com carroceria amarela

Estudantes de graduação e pós-graduação da Ufes, especialmente aqueles matriculados em cursos voltados para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e pessoas da comunidade externa já podem se inscrever no HackaTruck MakerSpace, um projeto de capacitação profissional tecnológica itinerante que ensina os participantes a desenvolverem protótipos de aplicativos e soluções utilizando as tecnologias atuais de linguagem de programação Swift, Internet das Coisas e de serviços cognitivos em nuvem. Gratuitos, os cursos são oferecidos em formatos de ensino a distância (EaD) e presencial e garantem certificado de 100 horas aos participantes.

O evento é organizado pelo Departamento de Informática (DI) e as turmas terão aulas focadas em inteligência artificial (IA). Segundo o professor do DI Jadir Lucas, coordenador da ação na Ufes, há uma grande demanda por desenvolvedores para as plataformas iOS e macOS (sistemas operacionais da Apple), que, para participarem de cursos deste tipo, necessitam de celulares e computadores de custos elevados. “Durante as capacitações, estes aparelhos serão disponibilizados gratuitamente no MakerSpace. É uma oportunidade de os participantes utilizarem os computadores quânticos da IBM e aprenderem ferramentas de IA e de criação de IAs, além de ferramentas de cloud (execução de aplicativos na nuvem)”, explica.

EaD

Já iniciada, a turma de EaD (também chamada de período de preparação) tem encontros regulares sobre Conceitos e fundamentos: algoritmos e programação orientada a objetos com Swift. Ao longo das capacitações, são apresentados conceitos e fundamentos de algoritmos e lógica de programação e orientação a objetos com a linguagem de programação Swift, passando também por tópicos mais avançados, como estrutura de dados.

Os interessados podem se inscrever a qualquer momento, respeitando a data de encerramento da capacitação on-line: 19 de maio. As inscrições estão liberadas até o último dia do curso e estão abertas tanto para estudantes da Ufes quanto para a comunidade externa. Para participar das turmas EaD, não é necessário ter equipamentos das plataformas iOS e macOS.

Presencial

Foto de um experimento com um protótipo de veículo sendo controlado por uma pessoa por controle remoto

O caminhão itinerante chegará ao campus de Goiabeiras no dia 1º de junho e ficará estacionado próximo ao Centro Tecnológico (CT). A capacitação em EaD é pré-requisito para participação nas turmas presenciais, que acontecerão entre os dias 3 de junho e 3 de julho e serão divididas em turnos da tarde (das 13 às 17 horas) e da noite (entre 18 e 22 horas), com 28 participantes cada. Os encontros presenciais vão acontecer de segunda a sexta-feira e são voltados exclusivamente para estudantes regularmente matriculados na Ufes.

Os cursos abordarão as Práticas de cloud services usando Swift com ênfase em serviços cognitivos e os participantes aprenderão fundamentos em desenvolvimento iOS para aplicativos móveis associados com a Internet das Coisas, com ênfase em conceitos e práticas de serviços cognitivos em nuvem, estimuladas pelo ambiente maker e colaborativo de sala de aula.

Projeto

Rodando o país desde 2015, esta é a segunda vez que o projeto HackaTruck MakerSpace vem à Ufes. Inspirado no conceito maker, o caminhão tem em seu interior um laboratório constituído como MakerSpace, um espaço no qual é possível criar e desenvolver protótipos relacionados aos temas estudados, incluindo saúde, educação, indústria 4.0, varejo, segurança, mobilidade urbana e sustentabilidade.

“Este caminhão-laboratório percorre todas as universidades do Brasil e somos privilegiados com uma segunda visita em menos de dez anos. Considerando as mais de 600 universidades do país e a permanência de cinco semanas em cada uma, a espera por esse retorno seria de 50 anos”, ressalta Lucas.

Na página do HackaTruck MakerSpace no Youtube há um um vídeo tutorial para esclarecer possíveis dúvidas sobre a realização das inscrições. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@hackatruck.com.br.

O projeto é uma parceria da Ufes com o Instituto Eldorado, ligado à IBM.

Categorias relacionadas