Com almoço festivo no RU e apresentação da Orquestra Sinfônica, Ufes celebra seus 70 anos a partir da próxima sexta, dia 3

29/04/2024 - 18:20  •  Atualizado 02/05/2024 19:23
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Logomarca comemorativa onde se lê Ufes 70 anos, com destaque para o número 70 em tons de azul, e o slogan criando futuros, escrevendo histórias

A Ufes se prepara para iniciar as comemorações dos seus 70 anos, celebrados no próximo domingo, dia 5 de maio. Ao longo deste ano, homenagens, palestras e atividades culturais vão compor o calendário das festividades nos quatro campi, relembrando a trajetória de sete décadas da Universidade, que se firmou como um dos pilares do desenvolvimento científico do estado. Os eventos serão abertos ao público.

As comemorações começam na próxima sexta-feira, 3, no campus de Goiabeiras, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e da Ufes na Praça das Bandeiras, em frente ao prédio da Reitoria. Na hora do almoço, o Restaurante Universitário vai receber os comensais com um cardápio especial, incluindo estrogonofe e quibe como opções de prato principal, e doce de abacaxi de sobremesa.

Já à noite será realizada a solenidade oficial de celebração do aniversário. A partir das 19 horas, no Teatro Universitário, o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e a vice-reitora, Sonia Lopes, recebem o público para uma cerimônia de homenagens a servidores que construíram a Universidade desde os seus primeiros anos. O evento contará com a presença de autoridades públicas, gestores e parceiros da Ufes, além de servidores técnicos e docentes e estudantes.

Após as homenagens e os pronunciamentos, os músicos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), sob regência do maestro Helder Trefzger, sobem ao palco para fechar a noite com um concerto especial. Os ingressos para o evento devem ser retirados na bilheteria do teatro nesta quinta-feira, 2, das 14 às 19 horas. Cada pessoa tem direito a retirar dois ingressos, e a distribuição é limitada à capacidade do teatro.

História e futuro

Para organizar as celebrações dos 70 anos da Ufes, uma comissão central foi instalada desde o início do ano. Agora, sob a presidência da vice-reitora Sonia Lopes, o grupo tem se dedicado a elaborar uma programação que resgate a história da Universidade e reafirme seu compromisso com o futuro da sociedade capixaba.

“Desde a sua criação, em 1954, a Ufes vem contribuindo para uma formação acadêmico-científica de excelência, tanto de estudantes da graduação como da pós-graduação, de diferentes áreas do conhecimento. O desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação tem sido fundamental para o reconhecimento da Universidade como uma das instituições mais bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC)”, afirma a vice-reitora.

Pautas como inclusão social e diversidade, segundo Lopes, são princípios que nortearão a programação ao longo de 2024. “A projeção da Ufes através dos tempos exigiu vencer obstáculos que a impediam de ser reconhecida como uma universidade aberta aos diferentes grupos sociais, especialmente aqueles que foram historicamente alijados do acesso ao ensino superior público”, diz.

A programação em homenagem aos 70 anos da Ufes em todos os campi será divulgada por meio dos veículos de comunicação da Universidade e do perfil @ufesoficial nas redes sociais.

Categorias relacionadas